segunda-feira, 30 de março de 2009

BLOODROCK - Bloodrock (1969)

O garimpo apresenta uma cult band americana, formada no Texas e descoberta pelo mesmo produtor do Grand Funk, Terry Knight. Primeira pedra preciosa da banda, composta por uma pegada bem hard, riffs matadores e letras cínicas, alienadas e vingativas, motivo pelo qual o som dos caras foi bastante difundido entre os soldados americanos que serviam ao U.S. Army durante a sangrenta guerra do Vietnã. "Gotta Find a Way", "Castle of Thoughts", "Double Cross" e "Wicked Truth" ilustram bem essas características. Pecularidades a parte, a verdade é que o som dos caras, embora não muito original, é de muita qualidade e de muita energia. Qualquer semelhança com o som do Grand Funk não é mera coincidência. Vale a pena conferir!

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa.

sexta-feira, 27 de março de 2009

CACTUS - Cactus (1970)

No fim dos anos 60, em Long Island (New York), tudo caminhava bem para a formação de uma super banda, contando com a cozinha de Tim Bogert (baixo) e Carmine Appice (batera), a guita feroz de Jeff Beck e o vocal respeitável de Rod Stewart, mas um acidente automobilístico tirou Beck de cena e Stewart tratou de pular fora do projeto. Enquanto Beck se recuperava, Bogert e Appice não perderam tempo e se juntaram ao guita Jim McCarty e ao vocalista Rusty Day para formarem o Cactus, já em 1970. O garimpo apresenta, sem medo de não agradar aos garimpeiros mais exigentes, a primeira pedra preciosa das feras. E vocês perceberão logo que a picareta do garimpo continua afiada, pois trata-se de um discasso. Hard rock e blues, numa combinação perfeita, formam a sua essência. Ouçam as covers "Parchman Farm" e "You Can't Judge a Book By the Cover", a southern "Bro. Bill", as hard na veia "Let Me Swin" e "Feel So Good" , as blueseras "No Need to Worry" e "Oleo" e a balada "My Lady From South of Detroit" e percebam que todos os petardos que compõem a pedra preciosa são sonzeiras, que só poderiam ser destilados por quem entende do assunto. Depois de lançarem mais três discos (o seguinte a esse foi postado no CP do Rock - clique aqui para ver), o último em 1972, o Cactus se desfez, mas nessa altura do campeonato Jeff Beck já havia se recuperado do acidente e aí..........e aí que em breve vocês saberão o que aconteceu. Não percam os próximos episódios aqui no garimpo!

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa da mais alta qualidade.

quarta-feira, 25 de março de 2009

BLACK SABBATH - Paranoid (1971)

O garimpo continua no início dos 70's para trazer uma autêntica obra-prima do rock. Paranoid é o segundo disco do gigante Sabbath, maior sucesso comercial da banda e considerado de grande importância para as bases do heavy metal. Basta dizer que na composição dessa pedra preciosa estão petardos como "War Pigs", "Paranoid" e "Iron Man", para os amigos garimpeiros vislumbrarem o motivo que me levou a postá-la no quadro do garimpo que traz as pérolas mais clássicas da história do rock. Afinal, quarta-feira é dia de futebol na TV e dia de clássico no garimpo. Mãos à obra garimpeiros desavisados! Mãos à obra garimpeiros displicentes! A pedra preciosa de hoje é um clássico dos clássicos! Sonzera do início ao fim! Imprescindível!

Clique aqui e seja mais um a ostentar essa riqueza de valor imensurável.

segunda-feira, 23 de março de 2009

BIRTHA - Birtha (1972)

Na volta a ativa do garimpo, uma pedra preciosa pra botar inveja em muito marmanjo por aí. No mês em que se comemora o dia internacional da mulher, apresento uma banda formada por quatro delas, que viria a lançar, no ano seguinte, apenas mais uma bolacha. Vocês irão apreciar uma pedra preciosa encrustada no rock setentista, com uma pegada hard/soul e um suingue que produzem um som dançante e extremado de bom. Destaque para o belo trabalho de Rosemary Butler nos vocais, o qual é complementado a altura pelos backing vocals, sempre presentes. A música de abertura do album "Free Spirit" já empolga, sendo um ótimo cartão de visitas para o que vem mais adiante. Outros petardos como "Fine Talking Man", "Tuesday", "Work on a Dream", "Too Much Woman" e "Judgement Day" compõem magistralmente a pedra preciosa. Os garimpeiros desconfiados, assim como aconteceu comigo, irão se render ao som das moças e atestarem que cordas vocais e mãos femininas também são capazes de fazer rock de muita qualidade.

Clique aqui e garimpe esta pedra lapidada por mãos femininas.

quinta-feira, 19 de março de 2009

THE PARLOR MOB - And You Were a Crow (2008)

Banda nova na área! Depois de acompanharmos postagens providenciais de bandas novas no CP do Rock (Dirty Sweet, Back Door Slam, The Brought Low entre outras), o garimpo apresenta The Parlor Mob, quinteto americano de New Jersey que destila uma sonoridade altamente influencida por Led Zeppelin, Blind Melon, White Stripes e, especificamente no baixo, por Black Sabbath. O produto final é congênere ao do Wolfmother. Daí já dá pra ter uma idéia do valor dessa pedra preciosa. O que predomina é hard rock com pitadas folk e blues, sendo notáveis algumas intervenções de violão e gaita e o belo trabalho na meia-lua. Ouçam com atenção do início ao fim e saibam do que estou falando. O cardápio é farto e vocês se sentirão a vontade para elegerem as prediletas. É por essas e outras que continuamos esperançosos em ver o rock classe A de que tanto gostamos sobreviver em meio a tanta porcaria dando sopa por aí.

Clique aqui para garimpar essa pedra cada vez mais rara nos dias de hoje.

quarta-feira, 18 de março de 2009

RED HOT CHILI PEPPERS - Blood Sugar Sex Magik (1991)

O garimpo traz para os garimpeiros afortunados o quinto album do RHCP e segundo do quarteto de ouro da banda formado por Anthony Kiedis, Flea, Chad Smith e o guita John Frusciante. Lançado em 1991, ano de extrema importância para o rock alternativo (chegaram às lojas, nesse mesmo ano, nada mais nada menos do que o "Nevermind" do Nirvana, o "Ten" do Pearl Jam e o "BadMotorFinger" do Soundgarden), o album vendeu mais de quatro milhões de cópias e trouxe os hits clássicos "Give it Away", "Under the Bridge" e "Breaking the Girl", que não saíam das rádios e da MTV. O que impera é rock regado com muito funk music como em "Funky Monks", "Suck my Kiss", "Blood Sugar Sex Magik" e "Sir Psycho Sex", todas contando com o baixo moedor de Flea e com a guita de Frusciante não deixando por menos. Ouçam e atestem que se trata de uma jóia clássica, essencial e obrigatória. Como diria o saudoso centroavante Jardel, de tempos áureos no Grêmio e no Porto e de tempos bem mais modestos no "glorioso" Flamengo do Piauí: "clássico é clássico e vice-versa!".

Clique aqui e garimpe essa obra-prima.

segunda-feira, 16 de março de 2009

IF - Not Just Another Bunch of Pretty Faces (1974)

No post inaugural, trago para os garimpeiros de plantão uma pedra preciosa recheada de petardos que mesclam rock setentista, jazz e blues como poucos. Trata-se do sétimo album dessa banda inglesa que alternou várias formações durante sua trajetória, marcada por intensa atividade no início dos 70's. Ouçam "In the Winter of Your Life", a bluesera "Storm Every Weekend Blues", a belíssima instrumental "Follow That With Your Perfoming Seals", a swingada "Borrowed Time" e a rock'n'roll "I Believe in Rock&Roll" sem dó e conheçam o valor dessa jóia rara. Pelo conjunto da obra, vale a pena conferir...

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa.