domingo, 31 de maio de 2009

BLACK CAT BONES - Barbed Wire Sandwich (1969)

Hoje, no garimpo, mais uma banda de um disco só que, ao longo de sua trajetória, contou com vários integrantes em seu line-up que depois viriam a formar grandes bandas. Entre eles o lendário guitarrista Paul Kossoff, um dos fundadores do Free. Kossoff deixou a banda antes da gravação dessa pedra preciosa, mas foi substituído por Rod Price, que, mais tarde, integraria o Foghat. Outros nomes são os dos irmãos Brooks, Derek e Stewart. Após o término da banda, eles formariam o Leaf Hound. Quanto à composição da pedra preciosa, nota-se um blues com pitadas rock imponente, com vocais cheios de feeling e solos magistrais de Rod Price, deixando claro todo o seu talento que viria a mostrar mais incisivamente no Foghat. Destaque para "Chauffeur", "Death Valley Blues", "Fellin' Good", "Save My Love" e "Good Lookin' Woman", todas muito bem construídas. Resumindo a conversa, a pedra preciosa de hoje é uma bela representante do blues britânico da época, que irradiava seu poder através de bandas como Fleetwood Mac, Chicken Shack e Ten Years After. Em outras palavras, para os garimpeiros amantes do blues, essa é item obrigatório!

Clique aqui e garimpe essa preciosidade encrustada no blues britânico dos anos 60 e 70.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

BANG - Bang (1971)

Dita por alguns o "Black Sabbath americano", apresento aos garimpeiros admiradores do hardão setentista essa banda que, exageros à parte, destila um som de altíssimo nível, principalmente se o critério para classificá-lo assim, seja a presença de riffs pegajosos, daqueles que te induzem a balançar a cabeça. Associa-se a essa característica, ainda, um vocal da linha de Mr. Ozzy, resultando em um som que às vezes lembra o Sabbath, realmente. Essa é a pedra preciosa que representa o debut do power trio da Filadélfia, uma coleção de pancadas. É só conferir "Lions, Christians", "The Queen", Come With Me", "Future Shock", "Questions" e "Redman", e com certeza vocês perceberão o poder do som dos caras. Mais uma preciosidade recomendável, e muito, aos que curtem um hard rock setentista na veia.

Clique aqui para garimpar mais essa "pedrada" preciosa.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ACDC - Ballbreaker (1995)

Após um hiato de 5 anos e alguns albuns meia-boca, eis que surge uma pedra preciosa recheada de boas composições dos irmãos Young. Petardos como "Hard As A Rock", "The Furor", "Boogie Man", "Whiskey On The Rocks", a própria faixa-título, entre outras, mostram que a trupe ainda tinha muita lenha pra queimar. Satisfazendo o resultado da enquete, o garimpo traz então, essa execelente pedra preciosa, escolhida dentre todas as da era Brian Johnson, levando-se em conta que a outra que pintou por aqui pertence à era Bon Scott. Mais uma preciosidade repleta de energia lapidada pelo AC. Os garimpeiros que ainda não ostentam a riqueza não devem pensar duas vezes para irem ao garimpo. Trata-se de uma grande obra dessa banda que é unanimidade entre todos os que se dizem rockeiros.

Clique aqui para garimpar mais essa pedra preciosa assinada pelo AC.

sábado, 23 de maio de 2009

FANNY ADAMS - Fanny Adams (1971)

Quarteto que tinha tudo pra dar certo, Fanny Adams lapidou somente essa pedra preciosa. Mas convenhamos, os caras capricharam! Com uma guita feroz, exalando riffs, vocais violentos, baixo que não compromete hora nenhuma e batera da pesada, só podia dar nisso: uma intocável preciosidade, uma relíquia do hard rock setentista! É garimpar, pirar com todo o seu conteúdo e se perguntar: porque não deu certo? Se surgirem respostas, com certeza não serão baseadas na qualidade desse play, porque do contrário é caso de interdição. Em suma, o que eu estou tentando lhes dizer é que a pedra preciosa de hoje é imperdível. Mãos à obra garimpeiros! Vocês se sentirão amplamente recompensados.

Clique aqui e garimpe essa pedra preciosa irretocável, relíquia do hard 70's.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PATRULHA DO ESPAÇO - Patrulha (Álbum Branco) (1982)

Apresento aos garimpeiros afortunados uma excepcional banda brazuca! No início de sua trajetória, teve em sua formação o ex-Mutante Arnaldo Baptista, vindo a lançar, com ele, somente uma pedra preciosa. Mas quem carregou e ainda carrega a banda nas costas é o exímio baterista Rolando Castello Júnior, que já tocou no Made in Brazil. Nessa preciosidade que lhes trago, ele contou com as "mãozinhas" de Eduardo "Dudu" Chermont, nos vocais e guitarra, e de Sérgio Santana, no baixo e também nos vocais. O som que os caras destilam nela é de tirar o chapéu: hard rock setentista do melhor nível. É só conferir "Columbia", a emblusada "Jeito Agressivo", a paulada "Mar Metálico", um dos hinos da banda "Festa do Rock", além das também pancadas "Cão Vadio" e "Meus 26 Anos", e fica fácil perceber o valor da pedra preciosa. Trata-se de mais um exemplo de injustiça no cenário musical brasileiro. Com certeza uma banda do nível da Patrulha seria reverenciada em qualquer parte do mundo. Pra quem se diz fã de hard rock 70's, essa é garimpo obrigatório! Sonzeira com o carimbo brazuca!

Clique aqui e garimpe essa preciosidade nacional.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

AEROSMITH - Rocks (1976)

Na quarta clássica dessa semana, o garimpo traz a obra-prima dessa banda que, ao contrário do que muitos pensam, desempenhou importantíssimo papel na história do hard rock setentista. Sólida, pesada e marcante, a pedra preciosa mostra o quanto Steven Tyler, Joe Perry, Tom Hamilton, Joey Kramer e Brad Whitford estavam em forma, sendo possível assegurar, levando-se em conta o valor da pedra preciosa anterior (Toys in The Attic), tratar-se do melhor momento da carreira da trupe. Os vocais estridentes de Tyler, os riffs e solos de Perry e Whitford, o peso do baixo de Hamilton e a mão pesada de Kramer dão as cartas no petardo clássico "Back In The Saddle", na funkeada e também clássica "Last Child", na heavy-punk "Rats In The Cellar", na paulada "Nobody's Fault", na swingada "Get The Lead Out" e na boogie-hard "Lick And a Promise". Também se fazem presentes nas demais músicas da pedra preciosa, "Combination" (belo riff!), "Sick As A Dog" (clássica também!) e "Home Tonight" (baladinha com a cara do Aerosmith de hoje). Verdade seja dita, o clássico de hoje vai surpreender os garimpeiros desavisados. Estamos falando de uma magnífica pedra preciosa encrustada no hard setentista! Ao trabalho! Vocês não vão se arrepender!

Clique aqui e garimpe essa impecável pedra preciosa, digna de ser dita clássica.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

BABY - Baby (1975)

Banda bem desconhecida de southern rock, proveniente do Texas, da qual obtive pouquíssimas informações. Os caras fizeram relativo sucesso nos idos de 1975 e 1976, lapidando apenas duas pedras preciosas: a auto-intitulada que vos trago e uma outra, no último ano desse biênio. Quanto à composição sonora da preciosidade que, de fato, é o que mais importa, nota-se um southern rock imponente, marcado por belo trabalho nas 6 cordas, alternando entre petardos como "Don't Let Nobody", "Born & Raised On Rock 'N' Roll", "Life's What You Make It", "Starchild", "Hard Road", entre outros, e entre baladas como "Somewhere" e "So Long My Friend". O que dá pra dizer sem medo de errar é que, pra quem agrada de southern rock, a preciosidade tem valor considerável. Ao trabalho southern men and women!

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa southern lado B.

domingo, 17 de maio de 2009

BILL WYMAN & THE RHYTHM KINGS - Struttin' Our Stuff (1997)

Bill Wyman foi baixista dos Stones, de sua fundação até 1991. Desde então, tem se dedicado à carreira solo, alternando projetos com seu comparça Mick Taylor (primeiro integrante a deixar os Stones) e com a banda The Rhythm Kings, além de contar sempre com participações pra lá de especiais (Eric Clapton, Gary Brooker, Alvin Lee, J.J. Cale, entre outras). A pedra preciosa que pinta no garimpo hoje representa o debut dessa última parceria. Blues rock, com elementos do R&B, resultando em uma combinação perfeita de teclado, metais, baixo (Bill Wyman tem a manha!), guitarra e vocais em estilos variados. Ouçam do início ao fim e percebam o poder desse som, muitas vezes dançante e animado como em "Walking On My Own", "Stuff", "Motorvatin' Mama", "Down In The Bottom" e "Jitterbug Boogie", às vezes mais chorado e cadenciado como em "Bad To Be Alone" e "Going Crazy Overnight", e em outras clássico como nas boas versões de "Green River" e "Tobacco Road". Trata-se de uma autêntica preciosidade da qual os garimpeiros espertos não devem abrir mão!

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa blues rock, incrementada por flertes notáveis com R&B.

sábado, 16 de maio de 2009

ELF - Carolina County Ball (1974)

Não obstante a enquete passada ter dado a vitória ao Kiss, atento ao sucesso de downloads da pedra preciosa anterior, o garimpo traz a segunda da banda que tinha nos vocais o capeta do rock, Ronnie James Dio. Nessa, ele não acumulou o ofício de baixista, deixando a tarefa para seu comparça Craig Gruber. A primeira foi produzida por Roger Glover e Ian Paice, essa somente por Glover e apresenta em sua composição a mesma pegada blues rock, um pouco mais lapidada, até mesmo pelo ganho de experiência da trupe. Apresenta ainda o mesmo teclado viciante da primeira e os mesmos vocais arrasadores, mostrando todo o potencial de Dio. Trocando em miúdos, o garimpeiro que gostou da primeira com certeza irá gostar ainda mais da segunda. Destaque para a faixa-título, "L.A. 59", "Ain't It All Amusing", "Annie New Orleans", "Rocking Chair Rock 'N' Roll Blues" e "Do The Same Thing". Mais uma preciosidade bastante recomendável no garimpo, principalmente para os que gostaram da primeira dos caras.

Clique aqui e garimpe a segunda preciosidade da primeira banda do capeta do rock.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

THE MARSHALL TUCKER BAND - The Marshall Tucker Band (1973)

Um grande clássico do southern rock nesta quarta-feira! Trata-se da primeira pedra preciosa lapidada por essa excepcional banda, originária da Carolina do Sul e liderada pelos irmãos Toy e Tommy Caldwell. Foram sempre comparados aos Allman Brothers, divergindo deles pelos flertes intensos com o country. Destilam canções com belíssimas intervenções de flauta e piano, as quais, combinadas com os solos de guitarra magníficos de Toy Caldwell, resultam em um som único, digno de nota dez. Os garimpeiros que extraírem essa preciosidade concordarão com o que digo, principalmente ao ouvirem as duas primeiras canções ("Take the Highway" e "Can't You See"), que, por sinal, são consideradas clássicas do estilo. A pedra preciosa é composta ainda pelas essencialmente country "Losin You" e "See You Later, I'm Gone", pelas mais agitadas "Hillbily Band" e "Ramblin" e pelas mais cadenciadas "My Jesus Told Me So" e "AB's Song", todas muito bem elaboradas e também motivadoras de sua inclusão no quadro clássico do garimpo. Pra quem curte um rock sulista americano, assim como este garimpeiro que vos fala, essa é obrigatória!

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa southern, das mais clássicas do estilo.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ACDC - High Voltage (1976)

Na quarta clássica dessa semana, uma pedra preciosa recheada de pura energia! High... é a primeira da banda lançada internacionalmente, a qual trouxe em sua composição apenas duas músicas de sua versão original, lançada na Australia, um ano antes. Rock 'n' roll puro, sujo, direto, beirando a hard é o que vos aguarda nesse play, clássico até mandar parar. Me dou o direito de não destacar nenhuma das pancadas que o integram, todas bem próximas da perfeição, se o que se pretende é um som cheio de energia. Vocês verão que é uma tarefa árdua eleger as melhores. Algumas de maior sucesso, outras mais desconhecidas, formando uma combinação explosiva e digna de aparição no quadro clássico do garimpo. Ao trabalho garimpeiros! Sintam a energia do puro rock 'n' roll!

Clique aqui e garimpe essa pedra preciosa clássica e explosiva.

domingo, 3 de maio de 2009

CASA DAS MÁQUINAS - Casa de Rock (1976)

Antes que algum garimpeiro mais patriota reclame da falta de posts nacionais, o garimpo se antecipa e, vislumbrando a real possibilidade de alguma reclamação nesse sentido, até porque temos pedras preciosíssimas made in brazil, traz uma grande obra do rock nacional. Terceira pedra preciosa dessa fantástica e injustamente "esquecida" banda brasileira, Casa... foge do padrão da anterior, por diminuir os flertes com o progressivo e apresentar, por isso, um rock n' roll mais puro e sem firulas. O resultado nos deixa tranqüilos para incluí-la entre as top five brazucas. Ouçam rock n' roll na veia na faixa-título (clássica da banda!), em "Jogue Tudo Pra Cabeça", "Stress", "Londres", "Doutor Medo", "Essa é a Vida" e "Eu Queria Ser", e pirem com a combinação farta e chapante de riffs da hora, solos sinistros, vocais bem interessantes e teclado vigoroso. Trata-se de uma impecável pedra preciosa, lapidada por essa banda brazuca de nível internacional, que foi esmagada pela censura ditatorial e pela ascensão da disco. Sonzeira!

Clique aqui para garimpar essa pedra preciosa brazuca de qualidade internacional.